Assessoria e Consultoria em Segurança do Trabalho

A SER é uma empresa de Segurança do Trabalho, especializada na área rural. Oferece como diferencial o serviço de GESTÃO COMPLETA DE SEGURANÇA, que é aplicada de forma customizada, de acordo com a realidade de cada cliente. A partir dos levantamentos iniciais é possível definir o estágio da empresa e determinar o Plano de Ação de MELHORIAS.

O Objetivo da GESTÃO COMPLETA é oferecer uma melhor qualidade de vida aos funcionários, atribuir valores como a corresponsabilidade, colaboração mútua e uma nova conscientização, que serão introduzidas gradualmente na empresa durante todas as etapas do processo. Esse é o grande diferencial da SER.

Na Ser Segurança, oferecemos o serviço de consultoria, o qual compreende uma avaliação global das necessidades da empresa em segurança do trabalho, com o objetivo de ajudá-la na melhor solução dos problemas identificados e oportunidades de melhorias de uma forma objetiva e independente.

No serviço de assessoria, a Ser Segurança tem participação ativa na implementação ou colaboração com um determinado processo. Os problemas são identificados e as soluções sugeridas e aprovadas são aplicadas com a participação direta dos profissionais da SER, agindo em conjunto com a empresa e cuidando para que todas as ações sejam realizadas de forma correta e regulamentada.

Metodologia de Trabalho:

A Metodologia aplicada para qualquer serviço que a SER presta, necessariamente, passa por essas 3 análises:

1- Documentação: Análise de conformidade dos documentos existentes frente às Normas Regulamentadoras.

2 – Instalação Física: Análise de todo o espaço físico e instalações existentes.

3 – Capacitação de Funcionários: Análise de certificados, comprovantes e treinamento dos funcionários frente às Normas Regulamentadoras e dos riscos existentes.

servicos

A SER trabalha com parcerias para atender o cliente em todas as suas necessidades, de uma forma integrada e completa. As áreas envolvidas são:
Ergonomia, Engenharia de Segurança, Engenharia Ambiental, Psicologia Organizacional, Medicina do Trabalho, entre outros.
Preza-se em alcançar resultados como:

  • A busca da linha “zero” acidentes
  • Maior conscientização e sensibilização dos trabalhadores
  • Melhorias nas instalações
  • Redução dos passivos trabalhistas
  • Redução do absenteísmo
  • Maior integração das equipes na prevenção de acidentes
  • Indicação e adequação de EPIs
  • Orientações sobre as obrigações legais no dia a dia
  • Maior assertividade nos resultados

Serviços

NR-10

LAUDO TÉCNICO DE SEGURANÇA NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Esta Norma Regulamentadora – NR, estabelece que em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, que direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. O Laudo Elétrico verifica as questões de segurança aplicáveis em todas as instalações elétricas e propõe soluções para a adequação das irregularidades, possibilitando a diminuição das ocorrências relativas às instalações elétricas irregulares, tais como curto circuitos e choques elétricos, garantindo a integridade dos equipamentos e aumentando sua vida útil.

NR-12

LAUDO TÉCNICO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Este laudo é realizado para cada máquina e equipamento e constará a avaliação em relação aos itens de proteção. O objetivo é levantar os riscos envolvidos e relacionar as recomendações exigíveis para cada um dos maquinários, bem como seu arranjo físico e locais de instalação. O Laudo é realizado de acordo com a redação da NR-12, dada pela Portaria no 12/83 do MTb. O laudo técnico NR-12 é de suma importância na elaboração de projetos de segurança para máquinas e equipamentos que apresentam um grau de risco elevado para o trabalhador que opera no mesmo.

NR-15

LTCAT (LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO)

Trata-se da análise dos riscos químicos, físicos e biológicos dos postos de trabalho existentes na empresa frente à NR-15 e seus anexos. Verifica-se os riscos e perigos de cada atividade exercida, compõe-se a conclusão do laudo, dando todo o subsídio necessário para a caracterização das condições ambientais de trabalho.

NR-31

PSSMATR (PROGRAMA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO RURAL)

Trata-se do levantamento, elaboração, implementação e desenvolvimento do programa de gestão completa, bem como a elaboração de um plano de ação para melhorias focado na área rural.

AUDITORIA DE NÃO CONFORMIDADES

Realização da Auditoria de Segurança do Trabalho com o propósito de identificar todas as irregularidades/oportunidades de melhorias da empresa tanto no âmbito normativo quanto na prevenção da integridade física e da saúde do trabalhador. Implantação, implementação, regulamentação e manutenção dos programas relativos, em especial a NR-31.

CIPATR/CIPA- COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

Implantação completa da Comissão Interna (rural e industrial) com toda a documentação e treinamento. O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para reduzir e/ou eliminar os riscos existentes e preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores. Mas seu maior objetivo, é portanto, o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização de forma criativa e participativa entre todos os trabalhadores, visando melhorar o ambiente e as condições de trabalho, tornando-as cada vez mais integradas e humanizadas.

SIPATR E SIPAT SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DO TRABALHO RURAL

Realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes, voltadas para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A SIPAT busca através de Palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Tem o intuito de criar uma atitude vigilante no funcionário, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo à tona um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho. É uma aliada muito interessante em favor da conscientização do trabalhador, e quando bem organizada, serve até como fator de integração entre CIPA, funcionários da empresa e SESMT.

NR-9

PPRA – (PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS)

Trata-se do levantamento, elaboração, implementação e desenvolvimento do programa de gestão dos riscos físicos, químicos e biológicos, bem como a elaboração de um plano de ação para melhorias.